Dia de Campo sobre o Café de Floresta Especial no Maciço de Baturité

168

O Dia de Campo sobre o Café de Floresta Especial no Maciço de Baturité, realizado em 02 de agosto de 2024 no Sítio Águas Finas, em Guaramiranga-CE, reuniu diversos atores da cadeia produtiva do café para discutir e compartilhar conhecimentos sobre as melhores práticas para o cultivo e produção desse produto de alta qualidade. A diretoria da Associação dos Servidores da Ematerce (ASSEMA-CE) esteve presente neste evento. Os extensionistas rurais, apresentaram a importância do manejo do solo e a preservação florestal para o plantio do café.

Os Técnicos da Ematerce do escritório de Baturité-CE, conduziram os trabalhos no Dia de Campo do Café de Floresta no Maciço de Baturité. A programação contou com a visitação à propriedade, caminhando sobre a trilha com percurso de 5 estações com explicação sobre: a tradição do café; turismo rural; manejo Sustentável; agroecologia; agricultura Sintrópica; conservação do solo e água e sobre a produção do café especial de floresta: café arábica especial.

A Importância do Extensionista Rural: Um Pilar para o Desenvolvimento Agrícola

O extensionista rural desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do setor agropecuário, atuando como uma ponte entre a pesquisa e o produtor rural. Sua atuação é crucial para garantir a transferência de conhecimento e tecnologias, otimizando a produção, aumentando a renda dos agricultores e promovendo a sustentabilidade ambiental.

Histórico do Sitio Águas Finas

Desde 1939 a Família Uchôa, na figura de seu patriarca José Castelo Uchôa, cultiva essa preciosidade que é o café. Atualmente, a propriedade está sob a responsabilidade do Cel. Francisco Uchôa e seus colaboradores, que diante de um trabalho criterioso de observação, partilha de saberes, preservação e cuidado com a qualidade, tornaram o Sítio Águas Finas, em Guaramiranga-CE, é um expoente no cenário nacional dos cafés especiais e importante rota para o turismo rural da região.