Reunião Ordinária da Faser destaca desafios e perspectivas do Direito Negocial no Brasil

41

A  Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil (Faser), realiza hoje, 31 de outubro de 2024, o segundo dia da Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da FASER, com uma agenda que aborda temas fundamentais para o fortalecimento das organizações trabalhistas e as complexidades do Direito Negocial no Brasil. O evento, que reúne representantes de diversos estados, contou com o Painel 3, dedicado ao tema “Desafio e Perspectivas do Direito Negocial no Brasil,” trazendo contribuições valiosas para o debate.

O painel teve como palestrante a Dra. Maria Ilca Fernandes Siqueira, assessora jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (SINTER/MG). Em sua apresentação, a Dra. Maria Ilca destacou os principais desafios enfrentados pelas entidades sindicais no atual contexto nacional, focando em como a recente reforma trabalhista impacta o direito negocial e as condições de trabalho, além de apresentar propostas para fortalecer a atuação sindical e associações. Segundo ela, “o direito negocial no Brasil vive um momento delicado, com a necessidade de estratégias inovadoras para a defesa dos direitos dos trabalhadores e a manutenção dos avanços conquistados.”

Representando a Associação dos Servidores da Ematerce (Assema-CE), Maria Vanderli marcou presença na programação, contribuindo com reflexões sobre a realidade enfrentada pelos trabalhadores rurais no Ceará e as especificidades locais que exigem atenção especial das políticas públicas e da legislação.

O evento evidencia a importância de um espaço de diálogo e trocas para que as entidades sindicais possam atualizar suas estratégias de luta e se fortalecerem no cenário de transformações políticas e econômicas do Brasil.